quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Final de semana maravilhoso em Nova Friburgo mas... vista maravilhosa destruída pela chuva que começou nesta terça-feira

Olá pessoal... de volta ao trabalho. Tirei uns dias para descansar e esse último final de semana, dias 9 e 10, estive em Nova Friburgo. Fui por Teresópolis e voltei por Casimiro de Abreu... assim, vi lugares lindíssimos que, modéstia a parte, o Rio de Janeiro tem.

"Nova Friburgo possui uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil. A cidade e as vilas ocupam apenas 4% do território. Lindas montanhas com mais de 2300 metros de altitude; mais de 60% do município acima dos 1000 metros de altura; cachoeiras, rios, lagos maravilhosos, mirantes, criações de trutas, cabras e cavalos, além de grandes plantações de flores, legumes e verduras. Locais perfeitos para a prática de esportes, pousadas e restaurantes charmosos. Várias oportunidades de ter maior contato com a natureza."

Porém, hoje pela manhã, vi imagens terríveis da tragédia causada pela chuva que começou ontem. É de chorar.

Igreja de Santo Antônio na Praça do Suspiro no Centro de Nova Friburgo, no dia que visitei...

... e hoje depois do deslizamento por causa da chuva.


De minha parte digo que tive sorte de aproveitar ainda esse passeio maravilhoso mas, por outro lado, é muito triste pensar no desespero daqueles que perderam pessoas da família, sem falar nos bombeiros que morreram a trabalho. Que Deus os abençoe e proteja, dando força para começar de novo e seguir em frente!
De qualquer forma, mesmo sentindo tristeza, vou postar aqui algumas fotos desses lugares maravilhosos para minhas amigas blogueiras que não conhecem o Rio apreciarem a nossa beleza natural.

A cidade e a Praça do Suspiro, vistas do alto... eu estava morrendo de medo no teleférico...rsrsrs


Imagem de Nsa. Senhora, São Francisco de Assis, e uma cascatinha... também bem próximos da Igreja de Sto. Antonio, na Praça do Suspiro (agora cobertos de lama)




Entrada do Nova Friburgo Coutry Clube, uma alameda de bambu


"O Nova Friburgo Country Clube possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um belíssimo jardim, tendo sido projetado pelo paisagista francês Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro...




...Foi construído para ser a residência de Antonio Clemente Pinto - o Barão de Nova Friburgo, considerado o quarto homem mais rico do Brasil no período imperial, durante a segunda metade do século XIX, sendo que o seu acervo arquitetônico guarda semelhanças daquela época."


Visitei Boa Esperança, povoado a 4 km de Lumiar, um distrito de Nova Friburgo, com lindas cachoeiras: Indiana Jones, São José e Poço Belo.

Cachoeira Indiana Jones...
"Tradicionalmente chamada de 'Cachoeira da Bela Vista', o lugar passou a ser conhecido como 'Indiana Jones' após uma reportagem que a chamava assim, devido ao cenário formado pelo canyon, ao fim do qual se encontra a cachoeira.
As pedras assemelham-se as que rolavam no filme Indiana Jones.
Fica no rio Boa Esperança e é de difícil acesso pois a estrada é bem íngreme."





Cachoeira São José...
"Cercada pela mata atlântica é a melhor ducha da região. Uma queda d'água de cerca de 15m, formada por um dos afluentes do Rio Boa Esperança.
O acesso para esta cachoeira fica ao lado de uma casa cujo proprietário fez um barzinho e piscina ( muito simples ) antes de se chegar na mesma. O proprietário permite a entrada por este local."




Poço Belo...
"Formado pelo Rio Boa Esperança, é um dos mais famosos e de fácil acesso.
Praia de rio e poço para banho, além de um escorrega natural."

10 comentários:

  1. Minha amiga, que excelente idéia de colocar a cidade de Friburgo linda como ela é ou.. foi.
    Eu a conheço muito bem, meu pai teve um sítio na estrada que vai para Lumiar, vc deve ter passado por ele. As cachoeiras realmente são bárbaras. Nós que somos do Rio ficamos muito chocados em ver as imagens atuais da cidade. eu tb fiquei com medo de andar no teleférico , mas fui.
    Vamos orar e torcer para que não chova mais até que o povo volte a se recuperar, o que vai ser muito difícil. Que bom que voltou a ativa, eu tb estou voltando aos poucos das minhas férias. grande beijo no coração da Lu.

    ResponderExcluir
  2. Que belas imagens e triste fim o delas. Meu coração está de luto por essas tragédias...
    Obrigada por compartilhar conosco esse momento seu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Solange!!!
    Estou em oração por todos no Rio!!!!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. olá Solange...
    que tragédia..meu Deus...
    vamos rezar por todos...que Deus consiga amenizar um pouco a dor desses familiares...
    que é muito grande...
    fique com Deus...bjos Laline

    ResponderExcluir
  5. Olá Solange!
    Lindas fotos e tristes lembranças de como tudo foi devastado. Parece que passou um furacão por lá, arrastando tudo. Tenho parentes em Pessegueiros (bairro de Teresópolis) que felizmente nada sofreram mas precisaram sair de casa pois estão sem água e luz. Disseram-se que a situação é bem pior do que o que vemos na TV.
    Continuemos em oração por aquele povo que está sofrendo tanto.
    Obrigada pela tua visita ao meu blog.
    Beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, tem um selo premio para vc no meu Blog, pega lá ok., muito beijos da Lu.

    ResponderExcluir
  7. Oi Solange!!! Essas chuvas e enchentes, são tão fortes e acontecem tão rápido!!! Aqui na minha cidade também teve, tem gente em ginásios, é muito triste!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida solange!!!!
    que cidade linda vcs tem!!!
    naõ conheço o Rio, sonho um dia em ir!!!!
    que tragédia!!!estou nas orações!!!
    bjsss!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga !!!
    Que loucura é a vida nehhhh...vc tirou fotos tão lindas e depois tanta desgraça , quanta tristeza em meu coração !!
    Bjusssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Solange que lindas fotos eu não tinha nenhuma ideia de como era Nova Friburgo. Obrigada, vc poderia postar fotos do Rio... como vc o vê!

    ResponderExcluir